A atenção

Programa Primeira Infância Melhor - PIM


A atenção dedicas às famílias e comunidades

O PIM tem como o seu principal foco a promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, desde a concepção até o sexto ano de vida das crianças. Contempla, também, as gestantes que vivem nas comunidades atendidas. De forma coerente com os seus pressupostos teóricos e seus eixos estruturantes, a metodologia de trabalho junto à família e suas crianças tem um papel central no desenvolvimento das formas de atenção.
A atenção dedicada às famílias participantes do PIM é realizada por meio das Modalidades
de Atenção Individual e Grupal, complementadas pela abordagem comunitária. Todo o trabalho de orientação às famílias e estímulo a seus filhos é planejado e realizado de forma lúdica, levando em conta a faixa etária das crianças ou o período gestacional da mãe, as dimensões do desenvolvimento integral consideradas pelo Programa, seus pressupostos teóricos, o contexto e seus aspectos culturais. Além disso, o trabalho sempre é baseado no Acompanhamento dos Ganhos de Desenvolvimento, o que compreende o Diagnóstico Inicial do Desenvolvimento Infantil e avaliações subsequentes. Tanto o Diagnóstico Inicial quanto as avaliações posteriores utilizam indicadores de desenvolvimento que tomam como referência as dimensões a serem acompanhadas: cognitiva, motora, socioafetiva e linguagem. Eles orientam todo o planejamento do trabalho a ser realizado, que deve ir ao encontro das características e necessidades de cada criança/família.
As modalidades de atenção:
Modalidade de Atenção Individual: essa modalidade é destinada às famílias com crianças
de zero a dois anos e 11 meses de idade, bem como às gestantes vinculadas ao Programa. A modalidade dirigida às crianças é semanal e a modalidade dirigida às gestantes é quinzenal. Ambas são realizadas na residência da família, com a duração de aproximadamente uma hora.
Contemplam três momentos: o momento inicial, no qual o visitador retoma com a família ou gestante as orientações da atividade anterior e explicita as atividades que serão realizadas no dia (o visitador explica quais aspectos do desenvolvimento serão favorecidos com a atividade proposta, ou quais os benefícios da atividade para a dupla mãe-bebê, no caso das gestantes);
-o momento da atividade em si, no qual a atividade é desenvolvida, sob a observação e o apoio do visitador;
-o momento final, quando o visitador avalia com a família o que foi observado sobre o desempenho da criança durante a atividade, esclarece dúvidas, inclusive sobre as orientações dadas acerca das
atividades a serem desenvolvidas durante a semana. Essas visitas utilizam como materiais de referência os “Guias de Orientação do PIM”.
O PIM disponibiliza quatro Guias de Orientação: O Guia da Família, o Guia da Gestante, o Guia da Gestante para o Visitador e o Guia de Orientação para GTM, Monitor e Visitador.
Modalidade de Atenção Grupal: essa modalidade é dirigida às famílias com crianças de três a seis anos de idade, bem como às gestantes, ocorrendo uma vez por semana ou uma vez por mês, respectivamente. É desenvolvida em associações comunitárias, salões paroquiais, parques infantis, ambientes espaçosos das próprias casas, entre outros.
Seu objetivo é respeitar e promover as diferentes fases do desenvolvimento integral de cada criança nesta etapa de interação e convivência social.
A modalidade se dá através de jogos, atividades lúdicas e educativas, planejadas pelos visitadores, sob a orientação do GTM ou monitor. A modalidade grupal com as gestantes tem como objetivo maior oferecer informações relevantes sobre a importância da amamentação, sobre o parto, entre outras, além de promover a socialização e a troca de experiências.
Essa modalidade também é composta por três momentos: o momento inicial, no qual se organizam e se criam as condições necessárias para o desenvolvimento da atividade, motiva-se e orienta-se os participantes;
-o momento da atividade em si, no qual se promove a participação das crianças e das famílias na atividade, facilitando-se a relação entre ambos e respeitando as diferenças entre as faixas etárias das crianças;
-o momento final, no qual se retoma, analisa e valoriza os resultados, de acordo com os objetivos da atividade, e se orienta as famílias sobre a continuidade das atividades em suas casas, de acordo com a idade das crianças ou o trimestre da gravidez.
Tanto na Modalidade de Atenção Individual como na Grupal é muito importante que os três componentes básicos – orientação, execução e avaliação – sejam contemplados em cada encontro do visitador com as famílias, para que a eficácia da metodologia do PIM seja garantida. Além das duas modalidades de atenção, também são realizadas visitas de acompanhamento e reuniões
comunitárias com as gestantes.
As visitas de acompanhamento são realizadas junto às famílias com gestantes e crianças na faixa etária entre zero e seis anos, para evitar possíveis déficits apresentados pela criança. Nessas visitas, os familiares recebem orientações sobre como realizar as atividades, como elaborar materiais didáticos. Também é avaliado o nível de satisfação das crianças, dos seus familiares e das gestantes com o Programa. As visitas de acompanhamento também podem ser utilizadas para a realização do processo de avaliação do desenvolvimento infantil – trimestral, para crianças de zero a um ano, e anual, para as demais faixas etárias até seis anos incompletos.
Estas visitas são realizadas para todas as faixas etárias por visitador, monitor ou por representante do GTM.
Toda a metodologia do PIM tem como pressuposto básico o fato de que se as crianças tiverem suas potencialidades promovidas e desenvolvidas com o auxílio dos seus pais ou cuidadores, com respeito, amor e paciência, alcançarão os ganhos propostos para seu desenvolvimento integral. É nesse sentido que os visitadores orientam as famílias, sis-tematicamente, para que possam realizar ações educativas que venham a promover esse
desenvolvimento.
As famílias contempladas pelo Programa, prioritariamente, são aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, que têm crianças em idades de zero a seis anos e gestantes. Outro critério do Programa é contemplar áreas com índices elevados de mortalidade infantil e um alto número de crianças sem atendimento pelas escolas de educação infantil (creches e pré-escolas).
As famílias são orientadas pelos visitadores, figuras centrais do PIM. Visitador é a pessoa que realiza, semanalmente, o trabalho direto com as famílias, em suas casas. Planeja, orienta, demonstra e avalia atividades individuais e grupais com gestantes, famílias e suas crianças.